PB: DEFESA DE UMA MÍDIA MAIS PLURAL MARCAM SEMANA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

Dirigentes sindicais e de movimentos sociais participaram das atividades.

O Comitê Estadual do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC-PB) realizou na última sexta-feira, 27 de outubro, no auditório do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (SINDJOR-PB), a abertura da Semana pela Democratização da Comunicação. Uma oficina sobre o papel das redes sociais das entidades na defesa da democratização da comunicação e um debate acerca da importância dos veículos de comunicação na luta por uma mídia democrática estiveram na programação do evento.

Na abertura da oficina foi apresentada a Cartilha da Campanha Calar Jamais, com um balanço das violações à liberdade de expressão registradas ao longo desse período. O relatório “Calar Jamais! – Um ano de denúncias contra violações à liberdade de expressão”, disponível em versão digital, documenta cerca de 70 casos apurados de violações, entre eles estão: a violência contra jornalistas, comunicadores sociais e meios de comunicação; censura a manifestações artísticas;  cerceamento a servidores públicos; repressão a protestos, manifestações, movimentos sociais e organizações políticas; repressão e censura nas escolas; censura nas redes sociais e o desmonte da comunicação pública.

Em seguida foram analisados os principais aspectos de engajamento nas redes sociais dos sindicatos e como as plataformas digitais podem ser uma ferramenta estratégica na luta em defesa de uma comunicação mais plural. Ministraram a oficina, o assessor do Sinecom-JP, Marcell Mendonça e a assessora da CUT-PB, Emmanuela Nunes.

Ao término da oficina, foi iniciada a mesa oficial do evento,  que foi composta pelo: secretário adjunto da Secretaria de Comunicação da CUT Nacional, Adimirson Medeiros, o vereador Marcos Henriques (PT-PB), a secretária de Comunicação da CUT-PB, Lúcia Figueiredo, o secretário-geral da CUT-PB, Joel Nascimento, o presidente do Sindjor-PB, Land Seixas e Arimateia França, do Comitê Estadual pela Democratização da Comunicação.

Para fazer parte do debate foram chamados para compor a roda de diálogo sobre a importância das empresas públicas na luta pela Democratização da Comunicação, o diretor artístico da Rádio Tabajara, César Lira; a editora da TV Cidade de João Pessoa, Angelina Oliveira, e o editor - geral do Jornal A União, Felipe Gesteira.

Em uma das falas, o editor-geral do Jornal A União, Felipe Gesteira, único jornal impresso a circular pelo estado, falou sobre o papel da comunicação pública na Paraíba e destacou a priorização de notícias que valorizem a pluralidade e diversidade existentes na cultura regional. Para ele, “todos os conteúdos voltados para dar visibilidade à cultura local, à luta dos movimentos populares, e ao enfrentamento das injustiças sociais devem ter espaço na mídia, uma vez que é assegurado, constitucionalmente, o direito à comunicação plural e diversa, principalmente em se tratando de concessões públicas como é o caso das empresas de comunicação no Brasil”, explicou.

A secretária de Comunicação da CUT-PB, Lúcia Figueiredo, salientou a importância de fortalecer espaços de diálogo, a exemplo da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação. “Esse evento é uma oportunidade de avaliar os desafios que a democratização da comunicação enfrenta na atual conjuntura, em que são registrados inúmeros casos de atentados à liberdade de expressão e censura aos meios de comunicação e seus profissionais.  São espaços como esses que ajudam a construir um debate crítico sobre o que realmente tem importância para a sociedade no campo da comunicação”, explicou.

A Semana pela Democratização da Comunicação na Paraíba se encerra nesta terça-feira (31) com uma programação voltada para a discussão da concentração dos meios de comunicação e um debate com o tema sobre a exposição de vídeos íntimos nos meios de comunicação e suas implicações jurídicas e sociais, a serem realizados às 17h, no auditório do Ministério Público Federal (MPF-PB).

Durante todo o mês de outubro, em todo o país, foram dedicadas ações de divulgação, denúncia e repúdio às violações e censuras que vêm passando as empresas públicas de comunicação com o desmonte promovido pelo governo neoliberal de Michel Temer.

Essas discussões terão continuidade com uma Sessão Especial, na Câmara Municipal de João Pessoa, no próximo dia 20 de novembro, às 14h.